domingo, 8 de novembro de 2009

Pergunta de paciente com mieloma múltiplo


O que é o transplante autólogo de medula?É uma cirurgia?

O transplante autólogo de células tronco hematopoéticas (TACH), é um procedimento clínico isto é, não envolve cirurgia. (Figura -1)

O conceito envolvido neste tratamento é : oferecer uma quimioterapia em altas doses (QAD) para eliminação das células tumorais e promover o controle da doença e utilizar as próprias células tronco do indivíduo para diminuir a toxicidade no orgão produtor do sangue (medula óssea)

Para simplificar eu costumo explicar o procedimento dividindo-o em duas fases:

A- Mobilização

Nesta fase inicial o objetivo é obter as células tronco que serão usadas no transplante.

Para isso , utiliza-se fatores estimulantes da medula (G-CSF e / ou quimioterapia) com a finalidade de recrutar as células tronco da medula óssea para a circulação sanguinea.

Em seguida , o paciente por meio de um acesso venoso é ligado a uma máquina de aférese (por onde circula o sangue do paciente e ocorre a separação) e doa as suas próprias células .

Posteriormente, o produto de células obtido passa por um processo denominado criopreservação, isto é , serão quantificadas , congeladas e protegidas de destruição e contaminação para utilização no transplante Duração média (5 dias)

B- O Transplante

Nesta etapa ocorre o transplante, propriamente dito , primeiro é feito um preparo para o paciente receber a quimioterapia em altas doses , com hidratação e remédios para prevenir náuseas. E em seguida pela administração do(s) agente quimioterápico e infusão das células tronco através de uma veia central. A esta sequencia que envolve preparo , quimioterapia e infusão denomina-se condicionamento e dura 4-7 dias.

Em seguida ocorrem alterações relacionadas ao efeito da QAD no organismo, sendo as mais comuns:

1- a queda das contagens dos glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas aplasia da medula) podendo gerar necessidade de transfusões;

2-febre relacionada a infecções devido a baixa de glóbulos brancos;

3-quebra das barreiras naturais de defesa com lesão das mucosas do tubo digestivo denominada mucosite que pode levar a dores de garganta e estomago e diarréia

De 10-14 dias após a infusão ocorre a pega do enxerto, com recuperação consistente das contagens de células do sangue e recuperação da mucosite.

O tempo médio de duração, de todo procedimento, é de 2o dias.

O TACH é uma modalidade de tratamento segura e muito difundida, sendo hoje considerada primeira linha no tratamento do MM em pacientes com menos de 65 anos elegíveis. Recentemente, em dados do registro internacional de transplantes o MM , ficou em primeiro lugar entre as doenças que tem como tratamento o TACH.

Espero que a resposta a sua pergunta ajude você e a outros pacientes a compreender este tratamento.

abraço

Roberto J.P.Magalhães

Um comentário:

  1. El cáncer colorrectal, el cáncer del intestino grueso, es el cuarto cáncer más común en América del Norte. Muchos casos de cáncer colorrectal están asociados con bajos niveles de actividad física y con dietas bajas en frutas y verduras. Las personas con antecedentes familiares de la enfermedad tienen un mayor riesgo. Me desmoroné con esta enfermedad durante 5 años y también con muchos pensamientos aterradores en mi cabeza porque estaba esperando la muerte todos los días de mi vida hasta que mi hijo vino a mí en el hospital explicándome que había encontrado un curandero de hierbas de Nigeria para curar mi cáncer colorrectal. Mi hijo me pidió que lo dejara probar porque hemos escuchado muchos estafadores que pretenden curar todo tipo de enfermedades con hierbas medicinales y algunos de ellos nunca consiguen un resultado positivo al final de todo, pero teníamos mucha confianza en este médico de hierbas, como dije que lo probáramos y me envió una medicina de hierbas para beber durante tres semanas. Estoy compartiendo este testimonio aquí para que la gente que está enferma se ponga en contacto con este hombre maravilloso, su nombre es Dr. Itua. Y su contacto es Whatsapp_+2348149277967____Email_drituaherbalcenter@gmail.com.
    Él puede curar esas enfermedades como:
    Cáncer de vejiga
    Cáncer de mama
    Cáncer colorrectal
    Cáncer de riñón
    Leucemia
    Cáncer de pulmón
    Linfoma no Hodgkin
    Cáncer de próstata
    Cáncer de piel
    Cáncer de útero
    VIH/Sida
    Golpe
    Herpes
    Hepatitis
    Hechizo de amor
    Diabetes

    ResponderExcluir