sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Highlights do congresso da sociedade americana de hematologia que ocorreu 6-8 dezembro de 2008

Nas próximas semanas optei por expor os titulos dos trabalhos em mieloma múltiplo que mais se destacaram e foram objeto de exposição oral no congresso da sociedade americana de hematologia (maior congresso da especialidade ).
É importante enfatizar que o conteúdo que será apresentado tem o objetivo didático de divulgar os novos avanços terapêuticos , que estão em desenvolvimento em diversas instituições de pesquisa.
Os dados expostos precisam ser consolidados e não são recomendação do autor.



Esta sessão oral teve como foco os trabalhos em novas terapias para o mieloma.Participaram como moderadores os doutores Evangelos Terpos e Nikil C. Munshi

1- Resultados iniciais do PX- 171.Estudo fase 2, do inibidor de proteassoma oral , Carfizomib(CFZ) em pacientes com mieloma multiplo recidivado.Primeiro autor Sundar Jagannath e cols .Multiple Myeloma Research Consortium(MMRC).

2-Pomalidomide (CC4047) associado a dexametasona(POM/DEX) em baixa dose é eficaz como tratamento de pacientes commieloma recidivado.Primeira autora MartaQ. Lacy , Robert A Kyle e cols.Mayo clinic

3- Resultados preliminares do CNTO 328 , uma anticorpo monoclonal anti-interleucina 6 , em combinação com o bortezomibe no tratamento do mieloma múltiplo recidivado.Primeiro autor Jean-François Rossi e cols.

4-A combinação da lenalidomida , melfalano , prednisona e talidomida (RMPT) em pacientes com mieloma múltiplo recidivado:Resultados de um estudo multicêntrico fase 2.Primeiro autor Antonio Palumbo.Grupo Italiano.

5- Vorinostat e bortezomibe para o tratamento do mieloma multiplo refratário:Experiência clínica inicial.Primeira autora Donna Weber.Houston-Texas

6-Resultados do estudo, multicêntrico , fase I-II avaliando a perifosina(KRX-0401)+Bortezomibe em pacientes com mieloma multiplo recidivados ou refratarios ou pacientes refratarios que recidivaram após ao tratamento prévio com bortezomibe.Primeiro autor: Dr Paul Richardson.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Quais os sinais e sintomas do mieloma múltiplo?

Hoje no Brasil alguns estudos demonstram que ocorre uma demora no diagnóstico desta doença, o que faz com que os pacientes cheguem aos centros de referência com quadro clínico avançado, já tendo passado por consultas com vários especialistas.
Por esta razão é muito importante o conhecimento por parte da população e dos profissionais de saúde dos principais sinais e sintomas da doença para que os casos suspeitos sejam encaminhados com maior agilidade para os cuidados do hematologista.
Diversos sintomas podem estar presentes ao diagnóstico sendo os mais comuns:
1- cansaço e fraqueza devido a anemia.
2- aumento dos níveis de cálcio no sangue.
3- dores ósseas constantes na coluna com irradiação para as pernas e região glútea sem melhora com analgésicos
4- fraturas ósseas espontâneas, ou tumores ósseos (plasmocitomas).
5- mau funcionamento dos rins podendo em alguns casos necessitar de tratamento com hemodiálise.
6- deficiência do sistema imunológico com infecções de repetição.
Alguns pacientes descobrem ocasionalmente o mieloma realizando exames laboratoriais de rotina, e encontrando aumento de proteína M no sangue ou urina.